quarta-feira, 18 de junho de 2014

O que acontece quando se torce uma toalha molhada no espaço?

O que acontece quando se torce uma toalha molhada no espaço? 

Duas estudantes de uma escola do Canadá fizeram essa pergunta e tiveram resposta diretamente da Estação Espacial Internacional (ISS). Quem conduziu o experimento foi Chris Hadfield, astronauta também canadense que se tornou comandante da ISS em março deste ano. Desde dezembro de 2012, quando chegou à ISS, Hadfield tem realizado diversos experimentos em gravidade zero.
Para responder à questão de Kendra Lemke e Meredith Faulkner, que cursam a décima série escolar do Canadá (que corresponde de forma aproximada ao Ensino Médio no Brasil), Hadfield jogou a água diretamente de uma “garrafinha” em uma toalha de mão. Devido à gravidade zero, explica ele no vídeo, não seria possível mergulhar a toalha em um recipiente, porque a água não ficaria lá dentro.
Quando a toalha foi torcida, a água começou a se acumular na superfície, formando uma espécie de membrana de aparência gelatinosa. Sem a gravidade para atrair a água para baixo e fazê-la cair da toalha, a água foi cobrindo as mãos de Hadfield. A toalha, mesmo depois de solta, continuou torcida.
“Devido à tensão superficial da água, ela percorre a superfície da toalha e chega à minha mão, como se eu tivesse gel nas mãos, e então fica lá”, explica o astronauta. A tensão superficial da água, causada pela atração entre as moléculas, é o que explica, por exemplo, por que alguns insetos conseguem andar sobre a água, como se houvesse em sua superfície uma fina membrana elástica.
As duas estudantes foram as ganhadoras de um concurso da Agência Espacial Canadense que pedia que os jovens do país desenhassem um experimento simples, que Hadfiled pudesse fazer com os materiais disponíveis na ISS.


Nenhum comentário: